sábado, 15 de janeiro de 2011

Tapete Vermelho

Luiz Alberto Pereira, 2006



Para quem não aprecia a imagem do jeca ou famoso caipira, assim como a vida no campo, deveria dar uma oportunidade e ver esse filme. Para aqueles que gostam melhor ainda.
O filme é simples e gostoso de assistir, conta a história de Quinzinho, que deseja levar seu filho para assistir ao filme do Mazzaropi, no entanto, no decorrer da jornada em busca de um filme que já não se exibe mais, o caipira junto com sua família e o burro Policarpo passam por várias aventuras.
O destaque da obra é o resgate à cultura brasileira, como a crendice popular apresentada de forma muito divertida e a crítica ao cinema .
Tapete Vermelho mostra a beleza da vida rural e do caipira, de uma simplicidade que a sociedade urbana se esqueceu, mostra como as pessoas vivem cada vez mais alienadas e que o todo esse processo de urbanização já afeta até os ambientes rurais.
Embora o filme seja uma comédia é também crítico e político. Retrata a questão da reforma agrária, o movimento sem terra no Brasil, que muitos enxergam de maneira preconceituosa. Fala do povo brasileiro que vive,sonha, luta e sofre.

Nota:

Amacio Mazzaropi, ator e cineasta brasileiro, nasceu em São Paulo em 9 de abril de 1912 e faleceu em 1981 aos 69 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário